Touch Of Magic
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[Noticia]- Mario Wilson faz 81 anos

Ir para baixo

[Noticia]- Mario Wilson faz 81 anos Empty [Noticia]- Mario Wilson faz 81 anos

Mensagem por D3 Dom Out 17, 2010 5:32 pm

[Noticia]- Mario Wilson faz 81 anos 2hn12xh

Mário Wilson faz 81 anos

[Noticia]- Mario Wilson faz 81 anos Mariowilson2

Mário Wilson faz hoje 81 anos de idade. O Velho Capitão continua a ser uma figura incontornável do futebol português e, muito em especial, do futebol da Académica e do Benfica.

Nascido em Moçambique (Lourenço Marques, agora Maputo e capital deste país africano) no ano de 1929, Mário Wilson foi contratado ao Desportivo local para substituir Peyroteo na equipa do Sporting, então figura principal dos famosos cinco violinos.

Mário Wilson jogou duas épocas de verde e branco, foi campeão nacional na época de 1950/51 ao serviço dos leões, mas partiu para Coimbra e para a Académica, onde veio a brilhar como jogador e, depois, como treinador.

Com a camisola dos estudantes e na posição de defesa-central jogou de 1951/52 a 1962/63, enveredando pela carreira de treinador ao comando da equipa de Coimbra na época de 1964/65 e substituindo José Maria Pedroto, treinador com quem veio a rivalizar na conhecida luta norte-sul, que marcou e ainda marca o futebol português.

Antes, Mário Wilson, ainda no activo como atleta, já fora treinador-adjunto do mestre Cândido de Oliveira, de Biri e do próprio Pedroto.

Com o 2º lugar conquistado pela Académica na época de 66/67, após luta acesa com o campeão da época, o Benfica, o Velho Capitão deixou, em definitivo, o seu nome bordado a ouro no historial do clube dos estudantes.

Depois de Coimbra, e já treinador de reconhecida valia, Mário Wilson treina alguns clubes importantes do nosso futebol, como Belenenses, V. Guimarães e Boavista, mas é no Benfica, onde chega em 1975, para render o inglês John Mortimore, que atinge o ponto mais alto da sua imensa carreira de treinador, sagrando-se campeão nacional e deixando, por sua vontade, o cargo de treinador dos encarnados.

Mário Wilson tinha conseguido, com o emblema das águias, ser o primeiro treinador português a chegar ao título no Benfica.

No seu currículo o antigo treinador teve uma passagem em 1978 como seleccionador nacional e regressa à Luz e ao Benfica na época de 1979/80, conquistando a Taça de Portugal.

Mais tarde, e depois de ter conhecido um período negro na sua vida de treinador, ao ponto de ter de emigrar e treinar o FAR de Marrocos, Mário Wilson regressa ao Benfica para trabalhar ao lado de Artur Jorge.

Com a saída de Artur Jorge do clube da Luz, o Velho Capitão passa a liderar a equipa e volta a vencer a Taça de Portugal. Aliás, Mário Wilson ficou conhecido entre os benfiquistas como um verdadeiro pronto-socorro, o bombeiro de serviço, sempre disponível quando o Benfica precisava dos seus serviços.

A carreira do Velho Capitão foi longa. Contabilizou 44 épocas como treinador e 986 jogos. Terminou o seu percurso na época de 1998/99, ao serviço do Alverca. Para sempre, como faz questão de dizer publicamente, o futebol deixou-lhe dois amores eternos: o Benfica e a Académica.


@abola
D3
D3
Administrador
Administrador

Mensagens : 231
Data de inscrição : 05/10/2010
Idade : 28
Localização : Setúbal

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos